Escolha uma de nossas
unidades para iniciar uma conversa
Campina Grande Patos

Concentração das crianças: 9 atividades para ajudar a aprimorar!

30 de janeiro de 2023 | Todos os Segmentos Educacionais | Todas as Unidades

Concentração das crianças: 9 atividades para ajudar a aprimorar!

Já reparou no quanto a concentração das crianças pode ser fundamental? Seja para estudar, trabalhar ou realizar tarefas, você precisa ter foco. De fato, essa habilidade é primordial para aprendermos qualquer coisa nova. Além disso, estimular a concentração das crianças é essencial para formar adultos produtivos.

“Meu filho é muito desatento”, é uma das queixas mais frequentes dos pais de crianças em idade escolar. Por isso, vale a pena incentivar algumas atividades para a concentração das crianças desde cedo.

Além de ser capaz de se concentrar, a criança precisa desenvolver autocontrole e consciência corporal para conseguir se manter no mesmo lugar e concluir uma tarefa. Só assim ela absorve as informações e processa o aprendizado.

Com tantas coisas disputando a atenção da criança, como videogames, computador, televisão, celular etc., é difícil melhorar a concentração das crianças. Mas não é impossível!

O primeiro passo é evitar sobrecarregar o pequeno com tantos estímulos. Além disso, você pode incentivar essa capacidade, já que atenção e foco são habilidades que podem ser aprendidas e estimuladas desde cedo. Para isso, existem diversas atividades e brinquedos que ajudam o seu filho a aprender a se concentrar. Confira algumas:

1. Leitura

A leitura é um hábito que deve ser ensinado à criança desde cedo. Ela estimula a concentração, a imaginação e a criatividade. Mas lembre-se sempre que os livros devem ser adequados à faixa etária da criança.

Essa atividade pode, inclusive, fortalecer os laços entre pais e filhos. Muitos pais gostam de contar histórias aos filhos antes de dormir e os pequenos gostam de escolher suas histórias favoritas. Crianças mais novas gostam de olhar figuras e imaginar situações, o que deve ser encorajado e incentivado.

2. Adivinhas e jogos da memória

Outra atividade interessante são as adivinhas como “o que é, o que é”. Elas obrigam a criança a pensar no tema proposto e encontrar uma solução para a questão. Isso contribui para o desenvolvimento do raciocínio, a dedução, a observação e a atenção aos detalhes.

Jogos de memória também são muito úteis. Isso se deve ao fato de que a concentração das crianças é desenvolvida, pois elas precisam lembrar da posição das peças. Ao observar e se atentar repetidamente às figuras, mantendo o foco de forma lúdica, a criança também estimulará a memorização, o senso de orientação espacial e a identificação de figuras.

Entretanto, não é aconselhável deixar a criança muito tempo sem a solução ou ridicularizá-la caso não acerte — isso pode desmotivá-la.

3. Atividades manuais

Crianças adoram atividades manuais, mesmo que isso signifique pintar toda a parede da sala com canetinha. Pintar, desenhar e brincar com massa de modelar são atividades fundamentais para o desenvolvimento infantil.

Todas essas atividades favorecem o raciocínio lógico, a coordenação motora, a criatividade, a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e a concentração das crianças.

4. Prática de esportes

A atividade física é recomendada em qualquer fase da vida, da infância à maturidade. A prática de esportes tem imenso valor especialmente para as crianças. Isto porque a prática de esportes encoraja os pequenos a terem disciplina, perseverança, cooperação, senso de justiça e espírito competitivo. Sem contar os benefícios à saúde!

5. Programação

Já que nem sempre é possível tirar a criança da frente do computador e levá-la para brincar ao ar livre, por que não estimular da melhor maneira o interesse dela pela tecnologia?

Hoje em dia, programar se tornou uma atividade acessível a todos. As crianças podem aprender facilmente a criar seus próprios jogos, estimulando sua criatividade e o raciocínio lógico. O aprendizado de programação inclusive pode ajudar a criança a melhorar o desempenho escolar.

6. Brincadeiras em grupos

Além de incentivar o pensamento independente e a cooperação, o trabalho em equipe também ajuda a criança a ter paciência e se concentrar para tomar uma decisão em conjunto. Por isso, é muito interessante promover brincadeiras em grupos para estimular a concentração das crianças.

Até alguns jogos simples como mímica ou pular corda fazem com que a criança tenha que discutir sobre regras e entenda sobre ganhar e perder. Com isso, ela se diverte enquanto aprende a manter o foco e a esperar a sua vez.

7. Cartas e jogos de tabuleiros

Os jogos não só promovem o desenvolvimento da lógica infantil, como ensinam a criança a não agir de maneira impulsiva. Essas brincadeiras dão a oportunidade dos pequenos aprenderem regras e pensarem em estratégias para ganhar.

Além disso, muitos jogos de tabuleiros permitem que a criança reflita sobre a realidade e a cultura. Além disso, ela ainda tem a possibilidade de assumir papéis diferentes na sociedade, como banqueiro ou detetive. Assim, a criança aprende, estimula a imaginação e ainda desenvolve a concentração.

8. Práticas de estudo

A curiosidade é algo natural das crianças, que são interessadas em tudo o que acontece ao seu redor e têm muita vontade de aprender. No entanto, muitas encontram dificuldades para ficar algum tempo sentadas fazendo os deveres da escola.

Para melhorar essa concentração nas tarefas, uma boa sugestão é fazer uma dinamização dos métodos de estudos. Permita que seu filho estude não só pelos livros e deveres, mas também por vídeos no YouTube, games educativos, aplicativos, filmes ou por meio de discussões.

Assim, a criança enriquece seu aprendizado, ganha mais autonomia nos estudos e se mantém concentrada por mais tempo. Tudo isso além de passar a ver o ato de estudar como algo mais leve e que pode sim ser divertido!

9. Teatros e faz de conta

Outra atividade interessante para instigar a imaginação e a concentração das crianças são os teatrinhos e as brincadeiras de faz de conta. As vezes, a criança fica a tarde inteira se divertindo com um teatro de fantoches, sem nem ver o tempo passar!

Essas atividades também podem ser úteis para que as crianças representem frustrações e situações que as incomodam, encontrando mais equilíbrio emocional e afetivo nos teatros e nas representações de personagens.

Além de encorajar as atividades de concentração desta lista, é importante tomar outras medidas. Não esqueça também de estimular esse desenvolvimento nos hábitos do próprio dia a dia, por exemplo. Com rotinas simples, como arrumar a mesa do almoço ou organizar os brinquedos, a criança já pratica essa capacidade. Aí, a criança não somente se concentra para realizar as tarefas, como pode acabar aprendendo coisas novas.

Gostou de conhecer melhor alguns tipos de atividade de concentração? Quer continuar estimulando habilidades importantes para o desenvolvimento do seu filho?

Fonte: ctrl.pay

2021 - Colégio Autêntico - Todos os direitos reservados.

BeeCube