As férias chegaram e agora?

14 de julho de 2022 | Todos os Segmentos Educacionais | Campina Grande

As férias chegaram e agora?

Férias! Época de descanso para os alunos, mas que costuma trazer malabarismos aos pais, que precisam conciliar suas agendas para estarem presentes na vida dos filhos nesse período de tempo mais livre.

Você sabe o que fazer com as crianças durante as férias? Separamos uma lista de sugestões que além de diversão, também vão trazer aprendizados aos pequenos!

BRINCAR
Parece óbvio e muito simples, mas as brincadeiras tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Deixe o celular de lado e estimule todas as pessoas de casa a fazerem o mesmo.

Se for possível, busque atividades ao ar livre, em alguma praça ou parque, para que as crianças possam correr, se exercitar em brinquedos e até fazer novas amizades. Além dos benefícios para o corpo, as habilidades sociais também são trabalhadas e esse contato com outras pessoas traz experiências enriquecedoras. Caso sua família precise ficar em casa, ou até em dias chuvosos, por exemplo, vocês podem optar por jogos de tabuleiro ou até o bom e velho papel e caneta para desenho!

CAMINHAR
Atividade também muito simples, mas caminhar pelo bairro ou em algum local diferente pode ser super importante para explorar novos espaços, conhecer diferentes paisagens e realidades. Para as crianças (e até adultos), sair da “bolha” é sinônimo de aprendizado e construção de novos olhares.

APRENDER ALGO NOVO
Novos aprendizados fazem com que a nossa mente esteja sempre em movimento, não é mesmo? Uma boa dica é tentar colocar em prática alguma coisa que você sempre teve vontade de aprender como tocar algum instrumento musical, fazer algum trabalho manual como bordado ou desenho, cozinhar seu prato favorito (com a ajuda de um adulto) ou alguma atividade esportiva como o skate ou a ginástica.

REVER A FAMÍLIA E OS AMIGOS
Em época de férias, passar uma tarde na casa dos primos ou dos amigos. Momentos como esse podem ser muito divertidos e trazer boas lembranças das férias!

LEITURA EM DIA
Também durante o recesso das aulas, ler aqueles quadrinhos, biografias ou romances que você já comprou, mas ainda não colocou em dia, pode ser uma atividade ótima para passar o tempo e ainda aprender. Todo o tipo de leitura é válida e além de manter nosso cérebro ativo ainda nos faz adquirir mais vocabulário, facilidade na escrita e melhora a interpretação de textos, além de ser um super estímulo à criatividade!

ARRUMAR O QUARTO
Sim, a gente sabe. Arrumar o quarto ou o guarda-roupas, por exemplo, nem sempre é uma tarefa das mais divertidas, mas além de colocar a bagunça em ordem, a tarefa ainda ajuda na construção do senso de responsabilidade das crianças e ainda pode ser um ótimo momento para separar roupas, sapatos e outros materiais que podem ser doados a quem mais precisa! Quarto organizado e solidariedade em alta.