Nossa História

O Colégio Autêntico foi fundado, por um grupo de professoras, em 1996 com o nome ATUAL, tendo uma proposta pedagógica voltada para o potencial do aluno. Atendendo da pré-escola até a antiga 4ª série, oferecendo aos seus 80 alunos, uma proposta com condições de aprendizagem satisfatória já para aquela época.

Tendo em vista o crescimento, a necessidade de investimento que a escola exigia e grandes dificuldades que a mesma apresentava para continuar funcionando, tornou-se impossível para aquele grupo de amigas manter a escola e, no ano de 1999, passaram o comando aos atuais gestores, que perceberam os grandes desafios a ultrapassar, porém, com grandes percepções de voos audaciosos, venceram todos os obstáculos, que não foram poucos, e conseguem colocar o educandário de volta a credibilidade e funcionamento esperados pelos alunos, pais e colaboradores.

Eles tinham em seus planos um ideal de educação diferenciada do existente tradicionalmente. Que acreditavam em ter o aluno como principal motor da aprendizagem, como também, na força da família como berço principal da educação.

Com isso, a escola tem uma significativa escalada de crescimento; ampliando a oferta para dois turnos, abrindo o Fundamental II (compreendendo do 6º ao 9º ano); transfere a Pré Escola para outro prédio, que passa a ser Unidade II, para uma melhor acomodação e aprendizagem; o número de alunos cresce vertiginosamente e acontecem outros ganhos de aprendizagem e credibilidade.

Em 2012 o Colégio Autêntico implanta o Ensino Médio na Unidade II, onde funcionava a Educação Infantil, esta é instalada em novo prédio (Unidade III) no bairro do Alto Branco. Ainda nesse ano, temos a implantação de mais uma unidade que também funciona no bairro da conceição (antigas instalações do Instituto Domingos Sávio) que atende o Ensino Médio e Pré-Vestibular (Unidade IV). A Unidade II acolhe os alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais). Com esse novo passo, chega à formação de quatro unidades, divididas por faixas etárias e segmentos específicos, proporcionando mais segurança, bem-estar e qualidade de ensino. De forma passa a ser a única escola de todo norte-nordeste que tem esse formato de descentralização das fases (quatro) do ENSINO BÁSICO, totalmente instaladas em prédios separados, dando amplas condições de atendimento a uma proposta pedagógica e diminuindo os conflitos de gerações, uma vez que estão separadas fisicamente. E no ano de 2013 se realiza mais um sonho da família autêntico, começa a funcionar a quinta (5ª unidade) o GINÁSIO POLIESPORTIVO no bairro do Alto Branco, solidificando a estrutura única de descentralização.

Além desse crescimento exponencial e diferenciado de estrutura, acontece paralelamente de alunos, pois, de uma desconhecida escola de então, passa a ser a quarta escola quantitativamente (mais de 1000 alunos) e uma das mais lembradas pela sociedade. Pois, Tem, ainda, outros diferenciais em todos os níveis de ensino, tais quais: a LÍNGUA INGLESA desde o início da EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR por DISCIPLINA nas séries iniciais do FUNDAMENTAL, as disciplinas de QUÍMICA, FÍSICA, ESPANHOL e ORIENTAÇÃO HUMANA desde o 6º ANO das SÉRIES FINAIS, como também um projeto diferenciado para o ENSINO MÉDIO, incorporando já o 9º ao referido ENSINO.

Com isso tem trazido diversas conquistas e resultados, tanto em grande aceitação e credibilidade pela sociedade, quanto aos lugares de destaque por nossos alunos na área do conhecimento; seja no: em ENEM, VESTIBULARES, OLIMPÍADAS, como em ações de CIDADANIA.

Uma escola que respeita os valores humanos e as relações sociais, entregando para a comunidade e futuro mercado de trabalho, jovens, humanos e críticos, capazes de fazer a diferença. Com tudo isso, cresce a responsabilidade da escola, mas, também o estímulo dos que nela estão, para continuar desfrutando de uma posição privilegiada, não só em Campina Grande, como nas cidades circunvizinhas, de um conceito referencial na arte de educar.

O COLÉGIO AUTÊNTICO, através dos que o compõe, de forma sintetizada entende, que o seu papel na sociedade e perante as FAMÍLIAS é:
UMA EDUCAÇÃO PARA UM NOVO MUNDO.