Escolha uma de nossas
unidades para iniciar uma conversa
Campina Grande Patos

Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é celebrado no próximo sábado (02/04)

31 de março de 2022 | Todos os Segmentos Educacionais | Campina Grande

Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é celebrado no próximo sábado (02/04)

 

O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo foi criado em 18 de Dezembro de 2007, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e é comemorado no dia 02 de Abril. A data tem como finalidade difundir informações sobre o autismo entre a população e os governantes, visando a redução do preconceito acerca das pessoas afetadas por este transtorno.

O autismo é um transtorno que reúne desordens no desenvolvimento neurológico das pessoas afetadas e pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida da criança. Ele também é conhecido como “Transtornos de Espectro Autista”, ou TEA, e existem níveis diferentes de autismo, havendo casos de pessoas que se desenvolvem e possuem uma vida mais independente.

Os sintomas são variados, mas caracterizados de forma geral por algum grau de alteração no comportamento social, comunicação e linguagem, e por interesses em atividades restritas e repetitivas. Há também, dentre as características das pessoas afetadas pela TEA, uma variação de nível intelectual de caso para caso, podendo ir da deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

 

Sintomas e diagnóstico

O diagnóstico do TEA deve ser feito por um profissional habilitado, mas para o encaminhamento, alguns sintomas ou características podem ser observados. São os mais comuns:

  • Ausência de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos;
  • Não estabelecimento de contato visual com as pessoas ou com o ambiente, não utilização da fala como ferramenta de comunicação, comprometimento da compreensão;

É importante salientar que o autismo não é uma doença e, mesmo que não haja cura, é importante que haja acompanhamento do quadro da criança e também de sua família, pois com intervenções psicossociais e terapias comportamentais, baseadas nas necessidades específicas de cada caso, é possível que se reduzam as dificuldades de comunicação, além de também se apresentem melhorias no comportamento social do indivíduo e na sua compreensão acerca do mundo ao seu redor.

Assim, um acompanhamento adequado e um bom acolhimento, podem trazer um impacto positivo na qualidade de vida dessas crianças.

 

Fontes: https://www.ama.org.br/site/

https://bvsms.saude.gov.br/02-4-dia-mundial-de-conscientizacao-sobre-o-autismo/

2021 - Colégio Autêntico - Todos os direitos reservados.

BeeCube