Escolha uma de nossas
unidades para iniciar uma conversa
Campina Grande Patos

Escrita espelhada: o que é e por que acontece?

24 de março de 2022 | Educação Infantil | Campina Grande

Escrita espelhada: o que é e por que acontece?

A escrita espelhada é um transtorno muito comum na fase inicial da aprendizagem. Neste artigo, ensinaremos como identificar esse transtorno e quando você deve ficar atenta(o) e procurar um especialista.

Certamente, o conceito de escrita espelhada vai soar completamente desconhecido. No entanto, é algo que você vê com mais frequência do que imagina. Esse tipo de escrita consiste em escrever as letras invertidas, como se a pessoa estivesse olhando em um espelho.

O exemplo mais comum de escrita espelhada é o das ambulâncias. Se você ainda não notou, perceba que a palavra ambulância está escrita ao contrário na frente desse tipo de veículo. Isso tem um motivo: ajuda na identificação. Está escrito assim para que os motoristas que olham pelo retrovisor possam ler e deem passagem para a ambulância.

Nas crianças, a escrita espelhada ocorre frequentemente. Quando elas começam a escrever, não são poucas as crianças que escrevem as letras e os números invertidos (da direita para a esquerda), sem nenhum motivo aparente.

Causas da escrita espelhada nas crianças

Podemos diferenciar dois grandes motivos de escrita espelhada nas crianças:

1.- Problemas de lateralidade

Em geral, a escrita espelhada ocorre mais comumente em pessoas canhotas. Por esse motivo, os especialistas garantem que acontece devido a uma preponderância de um hemisfério do cérebro. No caso das pessoas canhotas, é o hemisfério direito. Em um mundo no qual tudo parece ser feito para pessoas destras, não deve nos preocupar que as crianças canhotas desenvolvam essa maneira de escrever.

É simplesmente algo natural delas, de acordo com a forma de ver o mundo e executar as ações. Logicamente, não se trata de algo intencional. É apenas a forma como o cérebro ordena a maneira de escrever. Na verdade, certamente seria muito difícil para qualquer pessoa dominar essa técnica de maneira intencional.

 

2.- Problemas de percepção 

A escrita espelhada costuma aparecer entre os quatro e os sete anos de idade. Esse período da vida coincide com o momento em que as crianças desenvolvem o predomínio de um hemisfério do cérebro, o que acontece entre os três e os cinco anos de idade. Isso determina a lateralidade. Ou seja, se a criança é destra ou canhota.

Por fim, devemos levar em consideração que nessa idade a criança está em pleno processo de desenvolvimento da percepção e das habilidades motoras. Ou seja, pode ser que ela ainda não seja capaz de reconhecer todas as formas das letras ou das palavras. Ou talvez, caso o faça, ainda não consegue colocar no papel.

O que fazer quando uma criança escreve de maneira espelhada?

O mais comum, nos casos de escrita espelhada nas crianças, é que não tenha continuidade e desapareça a partir dos seis anos de idade. Caso isso não aconteça, é recomendável consultar um profissional para descartar a relação desse problema com outros transtornos visuais, cognitivos ou perceptivos.

Existem algumas atividades simples que os pais podem colocar em prática com as crianças que apresentam esse problema. Aqui explicamos algumas:

  • Primeiro, identificar exatamente quais são os símbolos que parecem mais complicados para a criança memorizar ou desenhar.
  • Fazer “caminhos a seguir” com flechas para que a criança assimile naturalmente a forma correta de escrever os números e as letras.
  • Desenhar letras ocas de tamanho preferivelmente grande para que a criança as preencha ou as pinte com cores e fortaleça o entendimento da forma correta.
  • Desenhar uma linha de pontos para que a criança a complete, seguindo a direção correta da letra ou do número.
  • Por fim, fazer a criança escrever a letra ou o número sem ajudas visuais. Se ela fizer corretamente, podemos passar para o próximo símbolo com o qual ela tem dificuldade.

Além disso, a leitura desde cedo ajuda as crianças a conhecer as letras e, portanto, a reconhecer suas formas e seus sentidos. Por outro lado, isso também cria hábitos de estudo saudáveis, amplia o vocabulário e melhora a ortografia.

 

fonte:   SOU MÃE

2021 - Colégio Autêntico - Todos os direitos reservados.

BeeCube